segunda-feira, 4 de julho de 2011

O olhar silencioso



O menino com face adolescente mostra que fez a tarefa de casa. Apresenta com calmaria um acervo de quatro fotografias. A torre d’água, (sem desfoque, idéia inicial para aquele registro), a contra luz registrou a roda gigante que embeleza o parque, algo fácil de ser capturado - o clichê!  E para as ultimas duas ele exibe um veículo que diz exatamente quem o guia - a mobilete, ali por trás de uma barraca.dispensa nossos comentários.

 No entanto é a última, talvez nessa ordem propositalmente - Confesso que encheu meus olhos de cor. Mesmo, que a fotografia apresentava-se em preto e branco. Qual a mensagem poderia conter no conjunto de lixeiras com cores e tarjas diferentes mas, que na maioria das vezes não se percebe a diferença de cor, bem como a sua utilidade de receber o lixo separado por classificação.  Era essa a reflexão do garoto. Explanada assim mesmo por ele. E torno-use também a nossa compreensão. Uma historia, um relato, uma cutucada em nós,  em uma FOTOGRAFIA.



É uma FOTOGRAFIA, de encher os olhos e de nos fazer perceber essa construção de olhar fotográfico que as vezes é demorado pra percebermos. Outra vez é tão simples assim. Vejo flores em você, mas sobretudo futuro observador da arte de ESCREVER COM A LUZ.



Eu quero viver é isso. A surpresa da hora. Nada da aulinha convencional de todo dia. Planejo cada aula para que sempre ocorra de forma inédita. E desejo que meus alunos sintam-se se à vontade  a  ponto de me apresentarem resultado idem.  O curso é rapidinho, 10 encontros  divididos entre teoria e as possíveis práticas.  As turmas sempre muito ecléticas, mas todos com o mesmo objetivo. E os resultados insurgem.



Posso aqui só postar essa fotografia para que outros admirem e façam suas conclusões. no entanto quero registrar a minha alegria desse encontro nada casual com esse menino de cabelos arrumados de forma que lhes esconde esse olhar abarrotado de curiosidade revelados à mim, pelo conjunto de latas... Azul, vermelha, amarela, verde. Descolorida pela sua lente pra contar parte do nosso fazer e viver e contribuir nessa terra que é de todos nós.



Meu abraço colorido ou preto e branco para Thayran Mello 

Nenhum comentário: