sábado, 30 de julho de 2011

Blogueiros promovem mostra fotográfica que resgata história de Imperatriz

Do blogger do samuka


Quem comparecer na premiação 3º Concurso de Fotografia e Artes Plásticas que acontece hoje a noite na Euciana Buffet (Av. Dorgival Pinheiro, ao lado da Romanos I), vai ter acesso à exposição fotográfica "Imperatriz 159 Anos: Retratos de sua Identidade e Memórias". A mostra exibe fotos antigas da cidade, possibilitando aos visitantes fazer um resgate do desenvolvimento da cidade ao longo dos anos.

A exposição é uma iniciativa dos blogueiros Samuel Souza e Nando Cunha. Segundo Souza, a exposição fotográfica é a possibilidade de levar um trabalho que já existe no mundo virtual para o mundo real. “Nando [Cunha] há muito tempo mantém o blog Museu Virtual e faz um trabalho muito bacana que é expor as fotografias que retratam o passado da nossa cidade, mas era necessário sair do meio digital e ganhar vida nas ruas”, explicou ele, que também é editor de conteúdo do portal Itz.

O jovem missionário católico albé Ambrogio e o
lendário frei Epifânio D"Abadia na década de 60,
aqui fotografados no grande quintal da Casa Paroquial de Santa Teresa,
onde hoje funciona a CIRETRAN, Rua 15 de Novembro,
centro antigo de Imperatriz.
(Acervo Associação Humanitária de Imperatriz Albé Ambrogio)


Também blogueira e amante da fotografia, Vanusa Babaçu participa da exposição como Curadora. Segundo ela, as fotos não passaram por qualquer tipo de manipulação. O objetivo é manter a naturalidade do material exposto. "As fotos foram digitalizadas sem nenhum trabalho de reparo técnico. Estão do jeito que recebemos e as pessoas que vão prestigiar a exposição vão perceber isso com a naturalidade que só a fotografia representa", comenta Vanusa.

Samuel Souza reconhece, ainda, a importância da iniciativa. "É uma iniciativa ainda tímida, mas que pode ganhar mais fôlego com a colaboração de outras pessoas, famílias tradicionais da cidade. Há muitos registros guardados que precisamos conhecer e é fundamental que essa exposição seja itinerante, que alcance o maior número de pessoas, para despertar ainda mais a valorização e a importância que a fotografia é para a história da própria comunidade", finaliza o blogueiro Samuel Souza.

Com cerca de 30 fotografias, a exposição "Imperatriz 159 Anos: Retratos de sua Identidade e Memórias" é composta do acervo da Escola Santa Teresinha, das fotografias originais registradas pelo já falecido missionário católico Albé Ambrósio e das fotos que marcaram a inauguração festejada da primeira rodoviária de Imperatriz. Durante a exposição serão conferidas honrarias ao professor de história José Nilson, o escritor Waldizar Lima, a família Guerra, que cederam o acervo. Também serão homenageados Fernando Cunha e Vanusa Babaçu, que contribuíram com a organização da exposição.

(Denis Oliveira)

Nenhum comentário: