domingo, 3 de outubro de 2010

SECRETARIA DA MULHER TENTA GOLPE NA POSSE DAS CONSELHERIAS ESTADUAIS DA MULHER

Mulheres de Ciriaco - Foto: Vanusa Babaçu



  Conceição Amorim*


 Na posse das conselheiras do Conselho Estadual da Mulher realizada na última 5ª feira dia  30 de Setembro, as 10 h da manhã, no auditório do Conselho Estadual  do Trabalho,  as conselheiras foram surpreendidas, com o recebimento de uma cópia do Diário Oficial do Estado que suprimia nove meses de seus mandatos. No Diário Oficial e nas  nomeações  que a Secretaria Catarina Bacelar encaminhava as conselheiras o mandato das mesmas iniciava em 27 de novembro de 2009 e terminava em 26 de novembro de 2011, ou seja a secretaria lhe suprimia nove meses de mandato.Erro de  digitação? Desconhecimento da Lei que cria  o Conselho? Ou dificuldades da atual secretaria de conviver com a democracia haja vista as várias discussões em que se envolveu com membros do Fórum Estadual da Mulher que representam a sociedade civil no Conselho?
As conselheiras se recusaram a assinar o ato de nomeação e de imediato iniciou-se uma polêmica contornada pelo discurso de várias conselheiras da sociedade civil que sensibilizaram as representantes do poder público a também não assinar.  A secretaria da Mulher não teve argumento para defender o que estava no Diário Oficial, ficando mais uma vez patente seu despreparo para conduzir uma secretaria e sua insistência em empossar as conselheiras da sociedade civil demonstra sua falta de visão em relação a questões legais que envolvem Estado e Sociedade Civil.
O Mandato do Conselho  previsto na  lei  são de dois anos  consecutivos, as representantes da Sociedade Civil, são eleitas entre as entidades, que  fazem a luta  política pela Igualdade de Gênero, pelos  direitos da mulher em  âmbito estadual. Os representantes do poder público são indicados pelo Estado. A expectativa em relação a posse das conselheiras é grande haja vista os embates passado da sociedade civil com a atual secretaria que praticamente inviabilizou as ações do conselho.
A primeira reunião do Conselho está marcada para o dia 15 de  outubro, quando  será eleita a Diretoria Executiva que tratará de recuperar o tempo em que este Conselho deixou de atuar. Uma das principais reivindicações da sociedade civil é a execução do Plano Estadual da Mulher e do Pacto de Combate a Violência de Gênero aprovado pela ex-secretaria, no qual foram liberados recursos consideráveis do governo federal sem que a Secretaria dê satisfação para a sociedade de sua implementação.

10 comentários:

Anônimo disse...

O tempo passa, a vida passa, só não passa a malandragem e a covardia dos liberais antdemocraticos.

Leila Duarte

Anônimo disse...

Gennnnnnnnnnnte!!!!!!!!!!!!!!!!! o que é isso???


Lucia Marcelina.

Anônimo disse...

uM VERDADEIRO ABUSO DE AUTORIDADE...VIVEMOS EM DEMOCRACIA OU DITADURA????????

Anônimo disse...

É a pratica da falta de democracia, espera u]o que de uma EMPRESARIA, DONA DE DUAS ONG"s, como ela faz questão de se apresentar????




Maura Moreira - S. Luis - MA

Anônimo disse...

Mais isso pode?? o Diário Oficial divulga qualquer coisa de qualquer jeito???
Opa! Estamos no Maranhão do Dono do MAR.

Vergonha? desrespeito? imoralidade?

No mínimo Ilegal né pessoal?

Viva as corajosas Conselheiras da Sociedade Civil e do Poder Público tb, porque até onde eu ja ouvi falar dessa mulher, ela é bem autoritária, mandona, humilha as funcionárias, é uma loucura!!!!!!!!!!!!

Marta L. Sirqueira.

Estudante da UFMA - S. Luis

Vanusa Babaçu disse...

A vantagem (grande) da mídia livre é isso. Nossa boca agora ficou grande. Estejam à vontade para os comentários e, inclusive para futuras postagens.

Grata a todas pelas visitas.

ROSINHA disse...

Isso pra mim não é nenhuma novidade, partindo dessa Barcelar, voces ja esqueceram do episodio acontecido aki em Imperatriz quando ela veio pra abertura da semana dos encacerados?
pensa nun poça de arrogancia ,prepotencia e tudo mais q voces imaginarem. Õ MULHERZINHA INCOMPETENTE

Vanusa Babaçu disse...

Rosinha, o povo não quer só comida...

deve ser por isso que não falta palhaços! Esse Maranhão ta sucateado, por tantos vícios adquridos e outros permanecerem calados. O bom é perceber que muitas coisas tem avançados!!!

Bocano trombone, digo postagens em nossos blogs!!!!

Bem vinda.

Anônimo disse...

Meninas e Meninos,

O Maranhão a amanheceu pior. Não faço ideia se existe espaço para aumentar mais ainda as desgraças deste estado.

Aguentar Bacellar na Secretaria da Mulher por 04 anos vai ser um desastre....a pratica golpísta, antidemocratica, autoritária e prepotente, é o escudo de quem nunca soube o que é politica pública.

Neuzeli disse...

É importante que fiquemos atentas, pois pelo que nos parece a Secretária da Mulher tem dificuldade de perceber e entender o que é realmente a democracia!! O direto de participação e de integração de idéias, que por fez poderão estar contrarias, ou seja, uma organização avessa a mudanças! Força companheiras!!