quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O imaginário e o poético nas Ciencias Sociais

MARTINS, José de Souza; ECKERT, Cornelia; CAIUBY NOVAES, Sylvia (Org.). O
imaginário e o poético nas Ciências Sociais. Bauru: Edusc, 2005. 328 p.
Nilton Bueno Fischer
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Brasil


Este livro, organizado por duas antropólogas (Cornelia Eckert – UFRGS e Sylvia Caiuby Novaes – USP) e um sociólogo (José de Souza Martins – USP), editado pela Edusc no ano de 2005, propõe e desenvolve uma instigante, qualificada e sensível contribuição, para a produção científica em nosso país, na área das ciências sociais e humanas. Esta obra trata de oportunizar, também ao“leitor ampliado”, além do mundo acadêmico, um diferenciado, inovador e “convidativo”acesso aos textos de diversos autores, brasileiros e pesquisadores,em sua maioria, de diferentes instituições e a partir de diferentes “objetos” e inserções profissionais. Na forma de coletânea, 11 autores socializam suas sensibilidades a partir de uma plural e harmoniosa combinação de ênfases em torno da centralidade dos objetivos propostos, e muito bem anunciados na introdução, pelos seus organizadores: “nosso objetivo, na organização do livro, foi conjugar reflexões sobre experiências concretas de pesquisa nas ciências sociais que têm como reparo estranhos recursos e fascinantes descobertas” (p. 9).
Embora possa parecer uma inovação, fruto de inúmeras e contemporâneas discussões a respeito da “linguagem científica” estamos diante de uma fluida interação desses autores também com suas próprias fontes teóricas, incluindo muitos clássicos das ciências sociais, mediada por um sólido trabalho empírico.
Essa interação resulta num processo comunicativo daquilo que é muitas vezes produzido e “represado” por tantos colegas, tornando o plano da produção mais privilegiado em detrimento ao da circulação.

Nenhum comentário: