terça-feira, 6 de julho de 2010

Proposta de participação WORKSHOP 4º FESTIVAL DE ARTE DIGITAL



Tema:
Novas Tecnologias, Mídias Livres e as Pesquisas Etnográficas com Populações Tradicionais.
Objetivos:
Difundir a importância da utilização dos recursos disponíveis em equipamentos digitais como instrumentos sócio-pedagógicos nos registros de documentos sócios históricos relevantes para as comunidades tradicionais. Capturadas através de câmeras fotográficas digitais portáteis, celulares que filmam, gravadores digitais, entre outros. Elementos que podem ser organizados em acervos digitais importantes para pesquisas posteriores.
Expandir e democratizar a arte e a cultura das mais distintas comunidades brasileiras, ressaltando a forma de ver, de ser e de viver a arte numa sociedade multifacetada. Dessa forma, disseminar a cultura local para toda a sociedade contemporânea e futura. Utilizando redes sociais da internet, distribuição alternativa em meios virtuais, a exemplos da plataforma blogosfera.
Público:
Educadores, professores, pesquisadores, estudantes, comunidade em geral que se interessar pelo tema.
Duração da explanação:
30 a 40 minutos
Como Desenvolver a proposta:
Através da explanação sobre o tema, que resultem na interação dos participantes.
Fomentando a importância das inovações metodológicas no campo das pesquisas sociais;
Orientando sobre a para captura de imagens com câmeras portáteis, abordagem e coleta de depoimentos;
Induzindo ao experimento e ampliação do uso da fotografia digital como um recurso para a foto-etnografia;
Estimulando à observação para o incomum, os contrastes, o singular que a fotografia reúne e complementa os textos nos registros documentais.
Exibindo conteúdos análogos ao proposto;
Sobre a Proponente:
Pedagoga, Educadora Popular, Pesquisadora sobre populações camponesas maranhenses, fotografa amadora. Registra em seu currículo vivência de mais de cinco anos entre as populações camponesas maranhenses como pesquisadora e educadora popular.  Elaborou importante acervo fotográfico próprio e disponibilizado para as comunidades pesquisadas.  Participou como autora de documento histórico social etnográfico relevante para sociedade em geral. Sobretudo para a comunidade mapeada.http://www.novacartografiasocial.com/arquivos/publicacoes/fasciculos/26_ncsa_ciriaco.pdf Igualmente, organizou acervo fotográfico impresso do qual resultou em quatro Mostras Fotográficas “Andanças e Olhares” totalizando a apresentação de 40 fotografias capturadas por câmeras digitais portáteis. http://www.youtube.com/watch?v=cPZoHiC8dI8&feature=related Bem como mostra fotográfica “olhares e andanças” disponibilizada na rede mundial de computadores. http://www.youtube.com/user/olhareseandancas. Atualmente desenvolve trabalho de educadora popular e Coordenadora Pedagógica da Escola Técnica Agroextrativista  - ETA. Instituição que oportuniza o trabalho de recursos tecnológicos no desenvolvimento de suas ações de cunho sócio educativas. Proposta pedagógica desenvolvida pelo Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural, que abrange populações camponesas de dez municípios maranhenses. Utiliza-se da rede mundial de computadores para pesquisas em gerais e mantém duas paginas na rede blogosfera para postar parte se seus trabalhos fotográficos e poesias e artigos afins. Incentivadora do acesso às mídias livres, do aprendizado e acesso a novas tecnologias disponíveis nos mais diversos equipamentos digitais, já acessíveis a boa parte das populações camponesas, bem como de pesquisadores e acadêmicos.

Nenhum comentário: