sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Retrato

O Retrato: Tipos de plano


Com certeza você já ouviu mais de uma vez expressões tais como oplano americanoplano curtoplano médiodetalhes … A maior parte deles associados com retratos, e pode não ter absolutamente claro que o que é e o que diferem no tipo de plano com um outro.
Para tentar resolver as suas preocupações que temos recolhido todos os principais tipos de plano que se aplicam nos retratos fotográficos, explicando as suas diferenças e ilustradas com fotografias, para que uma vez por todas esclarecer conceitos.
Por mais de dois anos, que publicou o artigo “O Retrato: Tipos de Plano.” Como regra de referência, muitos de nós temos servido para poder adquirir um vocabulário básico de fotografia associados à cultura e retrato. Sem sombra de dúvida, tudo pode ser melhorado, por isso com a inestimável ajuda do nosso amigo Carlos Ayala, eu quis rever, completar e corrigir o artigo para torná-lo uma boa referência para os trabalhos desta técnica fotográfica.
Plano Geral
No retrato, este é o nível a que aparece em o corpo todo. Por isso, teremos todo um plano ou se aqueles a quem estamos a fotografar são completos, da cabeça aos pés, sem pontos, na nossa imagem.
No caso da imagem que temos usado, por exemplo, mostra como está o corpo do modelo completo, sem quaisquer cortes.
Este é o mais distante que podemos tomar. A partir daqui, vamos ver como podemos trazer nossos retratos.

Plano americano – Três quartos

Dizem que o nome do plano americano chegou a partir dos retratos no velho oeste. Nessa época era importante que as armas que os fotografados portavam fossem exibidas, ou seja na cintura, e isso já era suficiente, e isso é o que marcou o corte linha.

No plano americano o corte é mais ou menos na altura do joelho ou na coxa. Dependendo se o fotografado está deitado ou sentado, há uma tolerância, atingindo um pouco abaixo dos joelhos.
É ideal para enquadrar a fotografia para várias pessoas interagindo.
Plano Médio
O plano cobre até a cintura, pegando o cut-off entre o umbigo e a forquilha (rs).
Este tipo de fórmula é freqüentemente usada para realçar a beleza do corpo humano, que é um tipo de plano utilizado amplamente fotografia de moda.
É igualmente apropriado para mostrar a interação entre as duas pessoas, como no caso das entrevistas.
_
_
Plano Médio curto
O plano curto, também conhecido como plano busto ou superior, assume o corpo de cabeça para o meio do peito.
Este plano nos permite isolar o fotografado, isolando-o do fundo.
Primeiro Plano
O primeiro plano reúne o rosto e ombros.
Este tipo de plano, tal como os detalhes e primeiríssimo plano que veremos a seguir, reflete uma distância íntima, pois ele serve para mostrar confiança e privacidade com relação ao personagem.
Primeiríssimo plano
O primeiríssimo plano capta a face da parte inferior do queixo até o alto da cabeça.
Detalhes
Os detalhes refletem uma pequena parte do corpo, que não tem necessariamente que corresponder ao rosto.
Esta parte concentra expressiva capacidade máxima, e os gestos são intensificados pela distância mínima entre a câmera e o retratado, permitindo que os detalhes de enfatizar que nós queremos realçar.

Fonte: http://www.dzoom.org.es/noticia-1406.html

Nenhum comentário: