terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Premio Betinho

Nascido no Seringal Cazumbá, zona rural do município de Sena Madureira (AC), Aldeci Cerqueira Maia, conhecido como Nenzinho, desde cedo trabalhou no corte da seringa. Nos anos 1980, participou do movimento seringueiro que idealizou a criação das Reservas Extrativistas, juntamente com Chico Mendes e outros militantes. Foi uma das principais lideranças do movimento seringueiro em Sena Madureira, tendo sido sócio-fundador e presidente, por mais de 13 anos, da Associação dos Seringueiros do Cazumbá, que organizou, formalmente, os seringueiros para buscar os seus direitos.
Em 1995, verificou a necessidade de os seringueiros morarem
mais perto uns dos outros para facilitar sua  mobilização, organização e também para a conquista de benefícios para a comunidade, como uma escola e um posto de saúde. Assim, começou a formar o que,
hoje, é a comunidade do Núcleo do Cazumbá, com mais de 40 famílias compartilhando espaços coletivos.
Em suas andanças, acabou criando os chamados “Empates”, nome dado à mobilização de seringueiros visando impedir a derrubada da floresta na Amazônia. De mãos dadas, os participantes formavam correntes e cercavam a área que seria derrubada, impedindo que os trabalhadores encarregados de fazer o serviço continuassem. Assim, “empatavam” a derrubada e garantiam a manutenção da floresta em pé.
Aldeci liderou o processo de organização comunitária que resultou na criação da Reserva Extrativista do Cazumbá- Iracema, oficializada através de decreto presidencial em 2002. Desde a criação da Reserva, a quinta maior Reserva Extrativista do Brasil, houve uma significativa melhoria nas condições de vida da população local, com a implantação de vários programas sociais e benefícios nas áreas de educação, saúde, produção, geração de renda, moradia, cultura, cidadania etc.

Nenhum comentário: