segunda-feira, 27 de junho de 2011

Coletivo Retrarte e o olhar de Samuca

  Delicia, delicia, depois de cinco dias fora do ar, (vida no sertão, com meus irmãos indígenas do povo GAVIÃO. Só hoje consegui  apreciar as páginas locais mantidas pelos blogueiros, dos quais estou tambérm inclusa. Adorei o post de Samuel, tão carinhoso e  motivador sobre nossa mostra. Agradeço e sinto-me lisonjeada.

 

 

Coletivo Retrarte expõe fotografias no Salimp

  Em meio há vários livros, na nona edição do Salão do Livro de Imperatriz (Salimp) encontra-se espaço também para exposição fotográfica. É o caso do trabalho do Coletivo Retrarte, capitaneada pela Pedagoga e Fotógrafa Social Vanusa Babaçu, resultado de cursos ministrados por ela no Senac. Segundo Babaçu o objetivo do Coletivo é “de maneira geral, apresentar trabalhos iniciais e ainda amadores, mas que se unificam no campo da arte visual”.

Vanusa Babaçu, tutora da Exposição
(Foto: Samuel Souza)

A mais recente iniciativa são os “Fragmentos de cada um de nós", que registra a diversidade das raças e cultura do povo maranhense, em momentos particulares, onde o olhar do fotógrafo não intimidou a revelação pessoal do fotografado. Negro, negra, mulato, mestiço, bumba-meu-boi, candomblé, devotos, trabalhadores rurais e as mais diversas cores da vida dão sabor à arte.

Nenhum comentário: