domingo, 1 de agosto de 2010

Ferra do Bezerro - ARAPARI - Senador La Roque -MA.


Luizinho (avó) e Elias (neto)
os homens da lei...
Welton, responsável pela parte administrativa
da Festa. (Filho de Francisco Cardoso,organizador do evento.
Locução especializada
Laços infantis 
As beldades em dia de festa  TRAJE especial as 'BOTINAS"
Pequeno Couboy iniciação na tradição
Elias.. meu CICERONE na festança
Outra estrela da festa o cavalo "LISBOA" MANGA LARGA
ENFEITE DE ÉGUA
nova geração



Festança bonita de ver. A ferra do bezerro e vaquejada na comunidade  Arapari, município de Senador la Roque. Muita gente bonita, criança, moças, rapazes, bebê de colo, as senhoras, os velhos. Todos participam de alguma forma do evento mais popular da comunidade. Festa mesmo. Com passeio à cavalo pelas ruas da comunidade, carro de som, som automotivo, anuncio na voz local, participação de autoridades locais. Um verdadeiro reboliço é feito no lugarejo que conta mais de meio século de existência. 

A intenção do organizador do evento o Sr Francisco Cardoso é de manter viva uma tradição local, a família toda é envolvida cada um desempenha uma função para que a festa aconteça dentro dos padrões. 

Seu filho do meio Elias, (meu ex aluno e meu CICERONE na festa)  além de ajudar na organização do evento também participa literalmente haja vista, que o mesmo é apaixonado por cavalos e derruba o boi na vaquejada. Cuidadoso com seus animais, fez o passei local no seu cavalo "Lisboa" da raça manga larga mas para a vaquejada é sua égua "tiazinha" que será parceira no show.

O lugarejo:

comunidade é tranqüila, resolvi chegar de véspera. Fiz o trajeto em um péssimo ônibus, (único dispónivel para o transporte local) que tinha mais mercadoria do que gente. Além de falarem sobre uma subida de alto risco que teríamos pela frente o outro assunto em pauta era somente a festa. 
O povoado de Arapari, está fincado em uma área baixão, (parte baixa localizada entre muitas serras) a comunidade tem uma rua principal, a rua dos comércios das igrejas, do açougue e dos bares, sim os bares. Movimentadissimo por sinal. Rua de terra e poeira com os ventos de nosso quente verão.
Ainda na sexta feira o carro pipa se encarregava de deixar a poeira um pouco amena. O local da "pega" também estava sendo aguado, para receber bem todos os convidados e atrações da festa. A festança mesmo inicia-se no sábado logo cedo com uma cavalgada pelo centro da comunidade e encarra-se na noite do domingo ainda com festa dançante.

A pega do bezerro:
Nossa, é um negócio de homem, (digo de doido) precisa ter muitos quilos de coragem pra participar. O bezerro é solto em uma pequena arena e dois homens se encarregam de imobilizar o bicho que pesa de sete a nove arrobas, vence quem fizer isso em menos tempo. E liga-se o cronometro e o locutor fala de forma frenética. Agitando os  expectadores do evento que vibram junto com os "pagadores"  e a festa que se inicia no inicio da tarde entra noite adentro. 

As Mulheres:

Participam como coadjuvante, na organização de receber e acomodar os convidados, vender nas barracas, e as mais jovens e belas de desfilar seu charme pela festa toda. Roupa especial para a festa, cabelos na chapinha, colete e calça jeans. Fazendo festa aos olhos masculinos. É o que eu conceituaria como: Uma festa de macho para machos" mas não se escuta reclamação feminina.

Reboliço:
Importante inciativa do Sr Francisco Cardoso, que além de resgatar para sua comunidade uma tradição, contribui para a um final de semana de efervecência econômica na comundade. É perceptível a alegria dos moradores com o evento, divulgam convidam pessoas de fora, recebem os forasteiros muito bem. Tanto é que no próximo ano eu já agendei a data para confirmar minha presença. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Acabo de descobrir um blog maravilhoso, novinho em folha, na primeira postagem, que se chama "Tá lubrinando – escritos da Chapada do Arapari". Achei lindo o nome Arapari, que já li numa crônica da autora, que é uma médica maranhense. Falo da Dra. Fátima Oliveira. Comoa chei o nome bonito dei uma googlada e encontrei o seu blog.
O artigo se chama "Comida búlgara & mineira para mulherar Dilma Rousseff", está no referido blog
http://talubrinandoescritoschapadadoarapari.blogspot.com/b/post-preview?token=m2KsBiwBAAA.UK9dGk_ba1Cz60k6mEJvxw.q0ueFlQWgabp9HXQhIygiQ&postId=9134015474416334796&type=POST
e no VIOMUNDO
http://www.viomundo.com.br/politica/fatima-oliveira-comida-bulgara-e-mineira-para-mulherar-dilma-rousseff.html
Fui ver o que é ARAPARI e descobri que é uam árvore!
............
Abs,
Alice Matos