quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Boas noticias da terra do frei

Jovem de Imperatriz vence concurso de fotografia no Rio

Participaram jovens de 14 a 25 anos de várias regiões do país
Redação

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Aos 23 anos, Roberto Henrique Lima vence seu primeiro concurso de fotografia em uma disputa com mais de 200 trabalhos de vários estados brasileiros. A inscrição para o concurso “A química através da câmera” foi realizada em dezembro do ano passado. O evento é resultado de uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Sociedade Brasileira de Química, entre outras instituições, e tem o objetivo de chamar a atenção para a relevância da química no dia a dia das sociedades e para a importância na construção de um mundo sustentável.

O concurso teve 19 inscrições de vídeos e, na categoria fotografias, da qual Henrique participou, 247 trabalhos. Com o registro de uma panela de azeite de babaçu no momento em que passa por um processo químico, o jovem foi o primeiro lugar na categoria. “Eu tinha essa foto há uns seis meses. Fiz quando acompanhei minha mãe (fotógrafa Vanusa Babaçu) no projeto dela no Ciriaco, incentivando a comunidade a registrar a história do povoado em fotos”, explica Henrique.

A primeira colocação fez o fotógrafo amador se interessar mais pela arte. “Não como profissão, mas já que ganhei esse vou continuar inscrevendo em outros”, afirma. No ano passado, Henrique executou um projeto cultural com teatro de rua em João Lisboa-MA, cerca de 12 km de Imperatriz, financiado pelo Ministério da Cultura.

O primeiro colocado de cada categoria no concurso “A química através da câmera” ganhou uma viagem para conhecer espaços de ciência no Brasil, à escolha do vencedor. O Museu da Vida (na FIOCRUZ) e o Jardim Botânico, ambos no Rio de Janeiro, foram os destinos escolhidos pelo jovem de Imperatriz. “Escolhi pelo fato de nunca ter visitado o Museu da Vida, um local conservado desde 1910, onde produziram vacinas na época da peste bubônica. Foi legal conhecer parte de histórias que via apenas nos livros e na escola”, informa.

Participaram jovens de 14 a 25 anos de estados como o Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo. Os participantes puderam concorrer enviando até três fotografias (para a modalidade “A química num instante”) e somente um vídeo, com a duração máxima de um minuto (para a modalidade “A química em movimento”). A visita de Henrique ao Rio de Janeiro aconteceu entre os dias 2 e 4 de fevereiro.

Por Hemerson Pinto

Nenhum comentário: