sábado, 13 de agosto de 2011

Arte nas ruas de João Lisboa

por Vanusa Babaçu, sábado, 13 de agosto de 2011 às 18:15
 
 
Os moradores Da cidade de João Lisboa -MA, serão alem de expectadores protagonistas na realização da I mostra de Teatro de Rua, dessa cidade que acomoda mais de 20.000 habitantes. E dessa totalidade uma parcela é de feita de sua juventude, que nem sempre tem a arte como elemento balizador no seu desenvolvimento pessoal.



É com esse olhar que elaborou-se e apresentou-se ao Ministério da Cultura, através do edital do programa Mais Cultura para Microprojetos da Amazônia legal.
Gerenciado pela Fundação nacional das Artes- Funarte
O projeto 1º Mostra de Teatro de Rua de JoãoLisboa-Ma, foi aprovado como possibilidade de tornar acessível a jovens na faixa etária de 17 a 29 anos.


A metodologia participativa, foi escolhida para organizar as oficinas de teatro que capacitaram os jovens envolvidos diretamente nesse processo. Os quais serão multiplicadores dessa arte, em seus espaços sociais ocupados a exemplo da escola, igreja, grupos sociais etc.


Objetiva ainda, que o resultados da formação seja visualizados na montagem de espetáculos que apresentados a todos os joão-lidsboenses que se fizerem presentes na culminância das atividades.


Para o dia 22 de agosto está marcado o a primeira ciranda das artes, como vamos nomear nossos encontros. Para isso contamos também com participação especial do acadêmico do curso de Artes – UFMA, que reside em João Lisboa, para auxiliar na divulgação , bem como um dos facilitadores nas oficinas do Projeto. Sem aqui esquecer de mencionar que o mesmo é professor na nossa cidade.


Sobre o proponente:
Roberto Henrique Lima é, acadêmico do Curso de Licenciatura em Geografia- UEMA-CESI é o responsável pela realização das atividades do projeto. No entanto, vai contar com a parceria de membros do Coletivo Retrarte, universitários, Secretaria de Cultura de João Lisboa, e quem mais se sentir mobilizado para contribuir nesse evento impar para essa nossa região.

Nenhum comentário: