quarta-feira, 25 de maio de 2011

Diario de um PROJETO (III) O CONCURSO


Ainda sobre as festividades alusivas ao aniversário da Reserva de Ciriaco, que contabilizou 19 anos, aparentemente a data substitui a data de fundação do povoado, ou como se chama por aqui, a época em que José Ciriaco “assituou” o povoado nos idos e saudosos anos 50 do século passado. Não se fala mais nisso, é a data do Decreto Lei que é lembrado, 20 de maio. Nesse ano, houve uma programação intensa.  Solenidade de abertura, missa, culto, (o lançamento do projeto de cultura) bingo, festa dançante, tudo acompanhado de boa comida preparada pela ala feminina do povoado e servida com muita fartura.  Apreciei bons pratos caseiros partilhado com todos.


O torneio de quebra de coco, no meu ponto de vista foi um dos pontos altos da comemoração, poucas quebradeiras participaram e nem uma veio de fora, mas foi bem bonito e animado. Um momento de confraternização e de afirmação de identidade dessa população tradicional. Algo que não pode ser esquecido nesse evento é que só mulheres mais velhas participaram nem uma jovem abaixo dos 29 anos participou isso é um elemento a ser observado. Os expectadores do evento observavam atentamente a quebra, uma atividade tão comum para todos. E cada quebradeira tinha ali sua torcida.

 A ganhadora Rosinha é moradora na comunidade de Viração em uma casa simples e minúscula onde ela acolhe seis filhos ainda menores. Uma escadinha para melhor figurar a família da ágil quebradeira de babaçu, que em menos de 30 minutos extraiu 1.900 kg de amêndoas.

Nenhum comentário: