quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Jornal o Progresso - Divulga nosso Projeto



http://oprogressonet.com/noticiario/14213/regional/2011/9/27/jovens-da-resex-ciriaco-participam-de-oficina-para-construcao-de-inventario-historico-social-da-uc/


JOVENS DA RESEX CIRIACO PARTICIPAM DE OFICINA PARA A CONSTRUÇÃO DE INVENTÁRIO HISTÓRICO-SOCIAL DA UC

  • (Jovens da RESEX Ciriaco em oficina)
    ICMBio/Imperatriz
A construção de um Inventário histórico-social da RESEX Ciriaco tem como objetivo principal contribuir para o registro das atividades cotidianas dos moradores da unidade, na quebra de coco, no labor da roça, nas festas religiosas, nas formas de lazer e outros costumes que compõem a identidade cultural da população tradicional local esquadrinhado pelo olhar da juventude da comunidade através da fotografia.
A iniciativa visa ainda incentivar os jovens a compreenderem a importante contribuição das gerações mais velhas no processo da preservação e construção da identidade cultural das novas gerações; possibilitar aos jovens conhecer as técnicas e recursos básicos para manusear máquinas fotográficas registrando o cotidiano das famílias extrativistas; organizar um acervo fotográfico que retrate o cotidiano familiar dos comunitários e sua relação com o meio em que estão inseridos; realizar exposições com os materiais produzidos pelos jovens envolvidos no projeto, além de criar uma página na rede mundial de computadores, na modalidade blog, para divulgar as manifestações culturais da população tradicional da Reserva Extrativista do Ciriaco.
Uma oficina realizada no último dia 30 de julho de 2011 constitui parte da programação para a construção do Inventário Histórico-Social da Reserva Extrativista do Ciriaco, projeto de autoria da senhora Vanusa Babaçu, com aprovação junto ao Ministério da Cultura e que conta com a parceria do Instituto Chico Mendes, através do Núcleo de Gestão Integrada de Imperatriz-MA.
O evento ocorreu no Povoado de São Domingos, município de Cidelândia, e contou com a participação de aproximadamente 20 jovens de 18 a 27 anos das comunidades que estão inseridas no perímetro da RESEX Ciriaco ou em seu entorno. Estiveram presentes também Vanusa Babaçu, organizadora do encontro, e os servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, Euvaldo Pereira da Silva, e o analista ambiental José Jagno Rodrigues Nepomuceno que, na ocasião, foi quem conduziu a oficina.
Vale ressaltar que o projeto conta com uma programação que inclui estudos direcionados, oficinas, seminários, vivências e pesquisa de campo. Intenciona-se que, ao final do projeto, o resultado seja um acervo fotográfico construído pelos participantes, tendo ali sua marca, o olhar individual de cada um que deverá traduzir uma visão coletiva de construção de um Inventário histórico - social da Reserva de Ciriaco.
A oficina realizada teve ainda como objetivo aproximar a comunidade jovem da RESEX buscando um olhar diferenciado sobre a Unidade de Conservação e os problemas ambientais locais. Os principais temas discutidos foram: a importância do ICMBio na conservação da biodiversidade, Unidades de Conservação, Amazônia Legal, RESEX Ciriaco, Zona de Amortecimento e Leis do babaçu livre. O encontro contou também com produção textual, na forma de prosa e versos, traduzindo o olhar dos jovens acerca da RESEX Ciriaco, bem como leitura e interpretação de textos sobre problemas ambientais locais.
Durante os trabalhos foram exibidos alguns vídeos que retratavam o cotidiano das quebradeiras de coco babaçu, bem como imagens que revelavam diferentes aspectos ligados a RESEX Ciriaco. Na ocasião, o público jovem se mostrou bastante entusiasmado com o projeto e com a participação na oficina. (José Jagno Rodrigues Nepomuceno - Analista Ambiental – ICMBio)
 

Nenhum comentário: