quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Sob o sol de setembro


Qual serventia o" DESFILE DE SETE DE SETEMBRO" Para todos os alunos que ali se apresesentaram enfileirados? Qual apresendizado? Qual a relevância para essa massa de crianças, adolescntes e jovens que ali se exibiam com suas indumentárias, algumas compradas em longas poarcelas divididas  no  cartão "CrediPobre" . Fiquei por pouco tempo observando o desfile das escolas (na sua grande maioria, públicas) da cidade " Princesa do Tocantins" Nossa grande Imperatriz.  
 Desejei muito, ao término do desfile sentar com alguns alunos de escolas diferenciadas e indagar à eles qual o valor socio-cultural daquele evento. No entanto, talvez eu não conseguisse juntar um grupo que totalisasse meia duzia,  dado a exaustão que se fazia visível nos rostos periféricos. 
Além do mais, passei de tubada, fui somente deixar água pra minha filha Bebel, que precisava se hidratar haja vista, que estava sem voz em decorrência de uma rouquidão instantânea.  Mesmo assim, se fazia de extrema necessidade (Para a Escola 1º lugar no ENEM)  que ela se apresentasse, pois integrava um grupo  responsável por uma coreografia que resultava na composição da bandeira do Brasil. e o palco armado para receber as autoridades era o ponto culminante da apresentação, que se deu sob o sol escaldante de nosso setembro 40º graus. 
Outrosim, a principal motivação para sua brilhante participação com tanta veemência, tratava-se do fato da sua não participação o ônus de ficar sem nota em algumas disciplinas do quadro curricular da renomada  escola da região da Nova Imperatriz. Fico cá com meus botões e me indago e a quem mais poder contribuir com as respostas. O que é EDUCAÇÃO?




Nenhum comentário: