segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Projeto em Ciriaco

Mais um momento de encontro das atividades do Projeto que vai descrever sobre o viver dos moradores das comunidades pertencentes à Reserva Extrativista de Ciriaco e seu entorno.






 O inicio das atividades se dá com a participação das convidadas Nara Sanaelia e Débora Sampaius com uma mística que objetivou levar todos os presentes à uma reflexão sobre o fazer desse projeto. Embasado numa palavra escrita em uma pétala que no final construiu um grande girassol que se tornou adorno do ambiente durante todo o desenvolvimento do trabalho.
O povoado que nos acolhe, é denominado de São Domingos, Domingão que perpetua o nome do primeiro a chegar pra aquelas bandas. Antecede a comunidade de Ciriaco, o mesmo por se localizar bem próximo a sede do município já tem algumas características citadinas, com ruas asfaltadas, bloquetadas  e seus moradores exibem orgulhosamente seus celulares que serve também para interromper vez por outra a reunião. As moradias estão dispostas uma do lado da outra nas duas margens da estrada do arroz.  Vale ressaltar que é em São Domingos que o vento faz a curva e leva a estrada rumo ao rio Tocantins, e logo se alcança o povoado Ciriaco e Alto Bonito, e por fim Viração com suas praias de rio, bem visitadas no momento inclusive por turistas, vizinhos da região.

No encontro de hoje, uma presença de destaque a Sra: Antonia filha de seu Domingos, o morador que assituou a comunidade. Além das presenças de Debora, professora da rede municipal de Imperatriz e Nara, pedagoga e professora no assentamento Nova Conquista, em Açailandia, MA.
O espaço cedido para acolher os participantes, é a escola Estela Lemos com suas paredes verdes. 

Diante da realidade que vive os moradores da resex Ciriaco, faz se importante ressaltar um tema salutar, o Seminário Temático aborda: AMAZONIA LEGAL, EU ESTOU NESSE MAPA? O município esta inserido nessa importante área social geografia, no entanto nem todos têm conhecimento disso. Outro assunto enfatizado são as Unidades de Conservação Federal. Sendo ao nosso ver, importantes essas informações ainda  acrescentamos ao tema estudado Reserva Extrativista  e sua forma de viver, nessas áreas preservadas.
O almoço é partilhado nas casas dos participantes da comunidade de Domingão, que acolhe o encontro, haja vista que é um acordo feito por todos os participantes.  A tarde é dinâmica, o tema abordado teve a explanação com muita propriedade pelo Analista Ambiental Jagno Nepomuceno, utilizando recursos áudio visuais data show, filmes, mapas, livros direcionados, textos bases etc. elementos que balizaram a participação de todos através de devolutiva dos trabalhos de grupos que de forma dialogada fizeram leituras de textos e apresentaram suas resenhas para todos.


O objetivo do projeto também foi lembrado, através da apresentação de um filme estrelado por Claudeane que fala da sua impressão inicial sobre a importância desse projeto.
Para finalizar nosso encontro desse fim de semana, o geógrafo Jagno lança um desafio: Todos os participantes devem trazer no próximo encontro um texto descrito como se percebem vivendo dentro de uma unidade de conservação federal, A reserva Extrativista de Ciriaco.

Vamos aguardar, 

Texto de Vanusa Babaçu

Nenhum comentário: