quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Isabel Babaçu apresenta Mostra Fotográfica “Kizomba”

Ritmos, danças, palmas e batucadas. Tudo capturado em detalhes pelo olhar atento da fotógrafa e aspirante a jornalista, Isabel Babaçu. Ela acompanha o Grupo Kizomba há seis meses e entre os dias 06 e 18 de Setembro traz uma mostra fotográfica que retrata o universo cultural e artístico das danças genuinamente regionais.

Expostas em quibanos, pendurados por fitas de chita, 27 fotografias
compõe a bela mostra fotográfica, com cores e leveza da dança folclórica
(Foto: Divulgação)

A exposição acontece no restaurante Tio Sam, em frente à Praça de Fátima, no Centro da cidade. Expostas em quibanos, pendurados por fitas de chita, as 27 imagens da mostra fotográfica “Kizomba” brincam com as cores, movimentos e coreografias das danças do Coco, Lili, Lundu, Maculelê, Ciranda e Cacuriá. Com a leveza de suas mãos e olhar apurado, ela revela em sua exposição primogênita a sua intimidade com o universo fotográfico.

O grupo de dança popular Kizomba surgiu em agosto de 1997. A ideia era se apresentar somente em uma Feira de Ciências de escola. Mas o grupo caiu na graça do público, com danças marcadas pela sensualidade contida no bailado e nas letras das suas músicas, e não parou mais.

A Mostra conta uma participação profissional e afetiva da fotógrafa Vanusa Babaçu, mãe da organizadora da exposição, Isabel Babaçu. “O contato com arte e cultura que eu tenho é bem intimo, desde pequena ia junto com a minha mãe pra eventos ligados à arte, manifestações culturais e populares. E então logo cedo eu comecei a estudar sobre assuntos fotográficos, e continuava a ter contato com questões culturais”, confessa Isabel. Trabalho - Com apenas 15 anos de idade, esta é a primeira exposição fotográfica de Isabel. Segundo ela, a ideia é trazer um retrato do norte-nordeste, sob a influência do folclore, que se misturam às cantigas do povo sertanejo, valorizando a cultura regional.

A experiência com o grupo Kizomba despertou na fotógrafa, a vontade de realizar a sua primeira mostra fotográfica inspirando-se nas suas danças e músicas, o que rendeu um grande material, com riqueza de cores e detalhes.

A exposição seguirá para escolas da cidade, universidades e ainda, para a Fundação Cultural.

(Assessoria)

Nenhum comentário: