Fotografar motivos em movimento não é tarefa fácil mas, pode representar uma maneira muito graciosa e fluída de captar uma imagem. Existem mil e uma possibilidades de fotografar motivos em movimento e acredite que se souber controlar alguns factores tais como a velocidade ou o flash, poderá obter resultados verdadeiramente surpreendentes.
O que é a fotografia em movimento?
Antes de iniciarmos este novo tema é importante fazer uma distinção entre fotografias manchadas intencionalmente e fotografias manchadas acidentalmente. Utilizamos o termo "manchadas" porque é exactamente este o efeito provocado pelas fotografias em movimento. Aquilo que consideramos ser uma fotografia digital, acaba por ser tornar numa verdadeira obra abstracta, manchada por arrastamentos de luzes ou de cores, quase que imperceptíveis à primeira vista. Mas é importante realçar que captar um motivo em movimento acidentalmente não é a mesma coisa que o captar intencionalmente. Ao registarmos uma imagem intencionalmente, estamos a controlar os mecanismos da câmara fotográfica, estamos a aplicar o conhecimento que obtivemos e acima de tudo, estamos a fotografar com um objectivo específico. Sem isto, a fotografia não é fotografia em movimento, é apenas uma imagem com sorte e sem valor. E com o desenvolvimento deste tópico, ficaremos todos mais cientes que fotografar em movimento não é tarefa fácil, exige muito treino e conhecimento.
A ter em consideração:
Existem 4 factores a ter em conta na fotografia em movimento:
- velocidade do motivo
- direcção do seu movimento
- enquadramento
- velocidade do obturador da câmara fotográfica
Como fazer:
Um dos grandes segredos para obter uma boa fotografia em movimento é controlar o obturador da câmara fotográfica. Quanto mais lenta for a velocidade do obturador, mais manchas poderá obter na sua imagem. Se não vejamos, se fotografarmos a uma velocidade de 1/2.000 o motivo, mesmo estando em movimento, irá parecer estático sem qualquer tipo de mancha ou arrastamento. Se fotografarmos a 1/1.000 ou 1/500, o motivo irá parecer ligeiramente desfocado. Mas se fotografarmos abaixo de 1/15 por segundo, o motivo em movimento ganha vida e torna-se visível um arrastamento da imagem. Ao fotografarmos a 0,6 segundos, o motivo fica praticamente imperceptivel, dando origem às fotografias abstractas.
Existem várias maneiras de fotografar motivos em movimento e até mesmo fotografar motivos estáticos dando-lhes movimento. Normalmente, para se conseguir captar uma boa imagem em movimento é necessário a utilização de um tripé para garantir que tudo aquilo que envolve o motivo em movimento, ficará estático. Se por outro lado, pretendermos dar movimento a um motivo estático, então o tripé é dispensável e apela-se à criatividade do fotografo para dar movimento à sua própria câmara fotográfica. Normalmente é esta técnica que confere às imagens a sua vertente abstracta embora também seja possível recriar este cenário utilizando um tripé. Tudo depende do motivo e objectivo do fotografo.
Técnica do Panning:
Se por outro lado pretende registar uma imagem de um motivo em movimento estático e colocar toda a área envolvente em movimento basta utilizar a técnica do panning. O panning traduz-se na arte de conseguir acompanhar o motivo em movimento com a câmara fotográfica manchando o pano de fundo e conferindo ao motivo um maior destaque. Á primeira vista parece fácil fazer mas quando experimentar irá perceber que para conseguir obter bons resultados, é necessário compreender esta arte. O segredo é movimentar a camara fotografica mais ou menos ao mesmo tempo e velocidade que o motivo em movimento. Neste caso, quanto mais lento for o obturador, menor é a probabilidade de conseguir manter o assunto nítido. Assim, devemos ajustar o obturador ao motivo em movimento que estamos a fotografar. Por exemplo, se quisermos fotografar uma moto em movimento, tendo em conta que uma moto pode deslocar-se a 200km/h, então devemos usar uma velocidade de 1/250 ou 1/500. Se quisermos fotografar um pássaro, devemos utilizar 1/125 e se quisermos fotografar uma pessoa a correr devemos usar 1/30. Basicamente, quanto menor for a velocidade do motivoem movimento que queremos fotografar, menor será o valor do obturador.
Como conseguir rastos de luz:
Os rastos de luz são bastante apreciados no mundo da fotografia precisamente porque conferem às imagens uma dinâmica incrível e cores bastante apelativas. Os motivos em movimento preferidos para se conseguir obter rastos de luz são os automóveis ou as grandes filas de trânsito pois traduzem-se em motivos luminosos que estão em movimento. Seguidamente passarei a explicar passo a passo o que é necessário para captar uma imagem deste tipo.
1º Dirija-se para um local com bastante afluência de automóveis de preferência ao fim do dia ou de noite. É necessário que a altura do dia que fotografa não seja demasiado cedo pois só a falta de luz é que torna possível fotografar automóveis com luzes.
2º É necessário a utilização de um tripé e neste caso não vale a pena apelar à criatividade do fotografo porque os rastos de luz com transito só se conseguem utilizando um tripé ou qualquer outro tipo de estrutura que garanta a estabilidade da câmara fotográfica pois sabemos à partida que vamos utilizar uma velocidade muito lenta. É importante que o tripé contenha um nível de bolha para certificar que a câmara fotográfica está bem posicionada. Isto é essencial para obter um enquadramento perfeito.
3º Active a função de diminuição de ruído na sua câmara fotográfica pois o ruído digital pode ser desastroso neste tipo de fotografia. E não se esqueça de desligar o flash.
4º Comece por fotografar com uma velocidade de 1/15 e depois vá diminuindo à medida que for efectuando mais registos. Por vezes torna-se necessário experimentar diversos tipos de velocidade porque este tipo de fotografia não depende só do fotografo mas sim, de tudo aquilo que o envolve desde o clima, a altura do dia, a luz e até mesmo os motivos em movimento.
5º Seleccione o ISO mais baixo e continue a efectuar registos experimentais. Pode até em alguns casos, seleccionar o modo manual e velocidade mais longa até encontrar o modo bulb. Escolha também uma abertura pequena como f/16 e continue a fazer exposições experimentais.
6º Após vários registos experimentais, verifique qual ficou mais do seu agrado e agora que tem tudo preparado, basta seleccionar a velocidade e abertura pretendida, certificar o enquadramento, desligar o flash e registar uma verdadeira fotografia em movimento.
Se quiser aprender mais sobre este tópico, consulte:
http://apps.facebook.com/topwords//?ref=mf
http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2007/09/15/idgnoticia.2007-09-15.5030403015/
http://www.shutterstock.com/language.pt/s/movimento/search.html
Seguem-se outros exemplos de fotografia em movimento da minha autoria:
Um dos grandes segredos para obter uma boa fotografia em movimento é controlar o obturador da câmara fotográfica. Quanto mais lenta for a velocidade do obturador, mais manchas poderá obter na sua imagem. Se não vejamos, se fotografarmos a uma velocidade de 1/2.000 o motivo, mesmo estando em movimento, irá parecer estático sem qualquer tipo de mancha ou arrastamento. Se fotografarmos a 1/1.000 ou 1/500, o motivo irá parecer ligeiramente desfocado. Mas se fotografarmos abaixo de 1/15 por segundo, o motivo em movimento ganha vida e torna-se visível um arrastamento da imagem. Ao fotografarmos a 0,6 segundos, o motivo fica praticamente imperceptivel, dando origem às fotografias abstractas.
Exemplo fotografia a 1/1.000
Exemplo fotografia a 1/60
Exemplo fotografia 1/15
Existem várias maneiras de fotografar motivos em movimento e até mesmo fotografar motivos estáticos dando-lhes movimento. Normalmente, para se conseguir captar uma boa imagem em movimento é necessário a utilização de um tripé para garantir que tudo aquilo que envolve o motivo em movimento, ficará estático. Se por outro lado, pretendermos dar movimento a um motivo estático, então o tripé é dispensável e apela-se à criatividade do fotografo para dar movimento à sua própria câmara fotográfica. Normalmente é esta técnica que confere às imagens a sua vertente abstracta embora também seja possível recriar este cenário utilizando um tripé. Tudo depende do motivo e objectivo do fotografo.
Técnica do Panning:
Se por outro lado pretende registar uma imagem de um motivo em movimento estático e colocar toda a área envolvente em movimento basta utilizar a técnica do panning. O panning traduz-se na arte de conseguir acompanhar o motivo em movimento com a câmara fotográfica manchando o pano de fundo e conferindo ao motivo um maior destaque. Á primeira vista parece fácil fazer mas quando experimentar irá perceber que para conseguir obter bons resultados, é necessário compreender esta arte. O segredo é movimentar a camara fotografica mais ou menos ao mesmo tempo e velocidade que o motivo em movimento. Neste caso, quanto mais lento for o obturador, menor é a probabilidade de conseguir manter o assunto nítido. Assim, devemos ajustar o obturador ao motivo em movimento que estamos a fotografar. Por exemplo, se quisermos fotografar uma moto em movimento, tendo em conta que uma moto pode deslocar-se a 200km/h, então devemos usar uma velocidade de 1/250 ou 1/500. Se quisermos fotografar um pássaro, devemos utilizar 1/125 e se quisermos fotografar uma pessoa a correr devemos usar 1/30. Basicamente, quanto menor for a velocidade do motivoem movimento que queremos fotografar, menor será o valor do obturador.
Como conseguir rastos de luz:
Os rastos de luz são bastante apreciados no mundo da fotografia precisamente porque conferem às imagens uma dinâmica incrível e cores bastante apelativas. Os motivos em movimento preferidos para se conseguir obter rastos de luz são os automóveis ou as grandes filas de trânsito pois traduzem-se em motivos luminosos que estão em movimento. Seguidamente passarei a explicar passo a passo o que é necessário para captar uma imagem deste tipo.
1º Dirija-se para um local com bastante afluência de automóveis de preferência ao fim do dia ou de noite. É necessário que a altura do dia que fotografa não seja demasiado cedo pois só a falta de luz é que torna possível fotografar automóveis com luzes.
2º É necessário a utilização de um tripé e neste caso não vale a pena apelar à criatividade do fotografo porque os rastos de luz com transito só se conseguem utilizando um tripé ou qualquer outro tipo de estrutura que garanta a estabilidade da câmara fotográfica pois sabemos à partida que vamos utilizar uma velocidade muito lenta. É importante que o tripé contenha um nível de bolha para certificar que a câmara fotográfica está bem posicionada. Isto é essencial para obter um enquadramento perfeito.
3º Active a função de diminuição de ruído na sua câmara fotográfica pois o ruído digital pode ser desastroso neste tipo de fotografia. E não se esqueça de desligar o flash.
4º Comece por fotografar com uma velocidade de 1/15 e depois vá diminuindo à medida que for efectuando mais registos. Por vezes torna-se necessário experimentar diversos tipos de velocidade porque este tipo de fotografia não depende só do fotografo mas sim, de tudo aquilo que o envolve desde o clima, a altura do dia, a luz e até mesmo os motivos em movimento.
5º Seleccione o ISO mais baixo e continue a efectuar registos experimentais. Pode até em alguns casos, seleccionar o modo manual e velocidade mais longa até encontrar o modo bulb. Escolha também uma abertura pequena como f/16 e continue a fazer exposições experimentais.
6º Após vários registos experimentais, verifique qual ficou mais do seu agrado e agora que tem tudo preparado, basta seleccionar a velocidade e abertura pretendida, certificar o enquadramento, desligar o flash e registar uma verdadeira fotografia em movimento.
Se quiser aprender mais sobre este tópico, consulte:
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http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2007/09/15/idgnoticia.2007-09-15.5030403015/
http://www.shutterstock.com/language.pt/s/movimento/search.html
Seguem-se outros exemplos de fotografia em movimento da minha autoria:
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